3 gajos. 3 benfiquistas. 3 irmãos de armas. 3 futuros vencedores do Nobel. talvez não. de toda a maneira os maiores.

quinta-feira, junho 22, 2006

"velocidade luz: 300.000 Km/s" lei física

Já alguma vez pensaram que a luz que observamos das estrelas corresponde ao passado? Ora como toda a gente sabe, a luz tem uma velocidade de propagação no espaço, e que esse valor é finito. Por exemplo quando olhamos para o Sol estamos de facto a observá-lo como ele era há cerca de 8 minutos. Como as estrelas estão mais longe, também mais tempo passou desde que emitiram a sua luz. Podemos estar a observar sossegadamente Sirius, a estrela mais brilhante do nosso céu na constelação do Cão Maior e de facto ela já não existir.
Isto pode levar-nos a dissertações sobre os nossos pensamentos, nós raciocinamos e relacionamo-nos consoante o que percepcionamos, mas essa percepção pode estar perturbada por qualquer coisa que nos escape, e sendo assim as nossas acções podem basear-se em falsas sustentações.
Tudo isto porque ainda não percepcionei nada sobre Psiquiatria e tendo amanhã um exame sobre a matéria questiono-me sobre outras problemáticas que me poderão ajudar nas dissertações escritas de amanhã.

Nota: Não posso deixar de vaticinar o sucesso habitual do ND, desta vez mais comedido e que vai resultar num modesto 48.