3 gajos. 3 benfiquistas. 3 irmãos de armas. 3 futuros vencedores do Nobel. talvez não. de toda a maneira os maiores.

sexta-feira, julho 07, 2006

"A única linguagem verdadeira no mundo é o beijo" (Alfred de Musset)

Hoje resolvi analisar O beijo, não um beijo qualquer, mas o chamado de beijo-das-tias (e tios, e sobrinhas, e restantes membros dessa árvore genealógica)
Muito provavelmente alguns de vocês, caros 20 leitores do belogue, já se viram numa situação em que certas e determinadas pessoas se cumprimentam com 1 só beijo na face, certo? (é mais um encosto cheek-to-cheek, mas vou designar esse encosto de "beijo" durante este post para facilitar a leitura) E quando chega a vossa/nossa vez de ir cumprimentar essa pessoa, ficamos sem saber se vamos ou não ficar agarrados na 2ª porção do cumprimento, não é?
Ora, a dúvida que me assola é a seguinte: como é que essa malta, numa situação em que se misturam com o povinho (onde me incluo com toda a certeza) que tem esse costume parvo de se cumprimentar com 2 beijos, fazem para saber a quem dão 1 ou 2 beijos? É que se repararem bem essa malta sabe, numa proporção significativa de casos, quais são os alvos de 1 ou de 2 beijos.
- Será que os que só querem receber 1 beijo (porque 2 é coisa do povo reles) fazem algum sinal ao emissor do beijo? Tipo, pestanejar rapidamente, ou pisar o pé do emissor leve e discretamente, ou levantar o braço direito e enviar uma petite dose de parfum-du-sovaque Katinga ao emissor?
Sou-vos franco, ainda não consegui descobrir qual é o sinal. Se algum dos caríssimos leitores souber, agradecia que me revelasse o segredo!!
Mais uma vez, esta subtil diferença num gesto tão simples de cumprimento, representa e espelha a nossa sociedade, ou pelo menos alguns sectores em particular. Como é que uma porcaria dum encosto de bochecha (ou 2 conforme as situações) pode fazer com que algumas pessoas olhem outras de lado, ou as considerem diferentes da sua "condição social"??
Eu nem sou dado às políticas e análises sociológicas (deixo isso para o caríssimo Dr. Shubi, que é o político da nossa equipa editorial) mas esta cena de "ser bem" dar 1 só beijo, cá para mim, é o que se chama designa na gíria de: uma perfeita panele*rice (também conhecido como arroz-de-panele! peço desculpa pela piada de mau gosto)

Legenda:
* = i

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Meu caro amigo, eu compreendo-te assim como todos os leitores que leram este post, e sem sombra de duvida que alguma vez ja' na nossa vida ficamos "agarrados" por causa dessas tiaziçes.. (Aconteceu-te recentemente nao foi ? :P )
Pois olha, eu nao apresento 'descodificaçoes' nem filtradores de pessoas a quem dar um beijo ou 2. Pessoalmente, eu dou 2, no entanto, meu amigo, "o seguro morreu de velho" por isso, com desconhecidos etc, da sempre 1, assim se alguem ficar agarrado, sao eles !




Ass: X

Um bem haja

10:04 da tarde

 

Enviar um comentário

<< Home