3 gajos. 3 benfiquistas. 3 irmãos de armas. 3 futuros vencedores do Nobel. talvez não. de toda a maneira os maiores.

quinta-feira, setembro 28, 2006

“For mirth prolongeth life, and causeth health.” (Nicholas Undall)

Acho que falo por todos quando digo que o estágio em que estamos está a ser espectacular. Estamos fartos de aprender coisas e tanta gente simpática é de um nível muito superior. É difícil conceber trabalhar num sítio onde as pessoas tenham menos 5% da simpatia do pessoal da Maternidade Alfredo da Costa.

O trabalho é que tem sido algum e forçado umas sestas bem mandadas…

Esperemos que resto do ano seja assim tão animado!

domingo, setembro 24, 2006

"A cidade é tão bonita quando vamos de visita" (Dia de Passeio - Rui Veloso)

Centro Comercial Colombo (a.k.a. CCC), esse fenómeno! Se a memória não me falha, o CCC está aberto ao público desde o ano de 1997 ou 1998, ou seja, há já quase 10 anitos.
Compreendo que nos primeiros tempos, ou até dou um desconto e considero como válidos os primeiros 4 ou 5 anos de vida, é moderadamente aceitável uma certa euforia por parte do Tuga em geral e uma vontade intrínseca de visitar e conhecer o "grande" centro comercial do país (já não sei se ainda é o maior, mas pelo menos é dos maiores).

Agora, o que não consigo perceber é porque é que o CCC continua a ser local de passeio de fim-de-semana de alguns lisboetas, e de muitas pessoas de fora de Lisboa?! Sim, e digo local de passeio porque há muita gente que só vai passear ao centro comercial. Não é um bocadinho mais agradável/interessante ir a um museu, um jardim, ou conhecer uma cidade, ou vila, ou aldeia, ou localidade deste nosso belo país em vez de ir passear para o centro comercial, inalar uma carrada de fumo de cigarro, e andar a fazer slalom entre a multidão que se aglomera em todos os corredores?

Deixo este pensamento convosco...

É que hoje desloquei-me ao CCC para ver um concerto na F*AC (não quero cá fazer publicidade a esses ch*los, cada vez detesto mais essa loja) que foi muito bom (parabéns aos Dazkarieh), e para procurar 1 artigo numa loja que estava fechada, e consegui "apreciar" a multidão durante o meu slalom, e constatei que havia muitas famílias a passear, e também muitos azeiteiros à mistura... sinceramente não compreendo o que terá de agradável passear ao domingo no CCC.

P.S.
Não me venham dizer que o país está em crise... estamos a 24 de Setembro (para os menos atentos, não é Natal), e havia gente em todas as lojas, fila em imensas lojas para pagar, e sacos e saquinhos a passear no CCC nas mãos de tanta gente. Gostava de saber qual a percentagem de coisas úteis que são compradas por dia no CCC...

sexta-feira, setembro 22, 2006

“Obviamente, demito-o.” (General Humberto Delgado)

Este é um post com alguma revolta. Estou já a avisar...

E também deve ser o único, da minha autoria, digno de se ler com alguma atenção... Ou não.

Há alguns dias ouvi o senhor director-geral da Direcção Geral de Saúde fazer um discurso muito preocupado sobre a tuberculose em Portugal, o flagelo que era, e o atraso que Portugal tinha em relação à maior parte dos países da U.E. considerados desenvolvidos. Para quem não saiba este senhor é médico. Seguindo com o seu discurso, que por sinal foi longo, começou a referir alguns itens que deveriam ser utilizados para combater esta doença. O ênfase do combate à doença do bacilo de Koch, segundo o senhor director, foi para a BCG, a vacina da tuberculose. E agora para quem não saiba, e aqui se inclui o senhor director, a BCG não é utilizada na maioria dos países da U.E. que têm uma prevalência da doença inferior à nossa, para não dizer todos porque não tenho a certeza, e está provado que a BCG só serve para evitar os casos graves de tuberculose. Não previne a infecção... É incrível como alguém tão preocupado com este assunto e num cargo tão alto e importante para o país não saiba uma coisa que qualquer estudante do 4º ano de medicina sabe.

Já me tinha passado isto da cabeça, na altura tinha ficado chocado mas depois percebi que na política deve ser tudo assim...

Até que ontem à noite vi no noticiário que a lei que vai regular o fumar em locais públicos vai ter um prazo de 4 anos para ser implementada, e este prazo ainda não era definitivo, era uma mera estimativa, para que haja o que chamaram um período de habituação. Que belo país este... Na Itália e na Irlanda implementam-se leis bem mais proibitivas e não há nenhum período destes.

Se calhar estes países são daqueles que têm menos tuberculose que nós e que não recorrem à BCG.

Tenho dito.

quinta-feira, setembro 21, 2006

"Atenção à distância entre as portas e a plataforma" Voz da CP

Hoje inicia-se o Outono, e em grande estilo, com uma tempestade tropical nas proximidades e chuvas torrenciais logo de manhãzinha. Para ajudar o já habitual caos lisboeta durante a hora de ponta, os caríssimos trabalhadores do Metro de Lisboa resolveram fazer a bela da greve com transtornos óbvios para a maioria dos utilizadores.
Por ser um utilizador assíduo dos nossos belos transportes públicos e recordando os acontecimentos da passada semana, aproveito para fazer um apelo: quando se resolverem a ir para o céu, não o façam na proximidade de um comboio, principalmente dentro dele ou debaixo dele. Isto porque a semana passada muitos milhares de lisboeta chegaram atrasados por alguém se ter metido com o comboio... neste confronto o comboio ganha sempre...

Assim, muita atenção ao alerta sonorizado em todas as estações da Linha de Sintra: atenção à distância entre as portas (do comboio) e a plataforma... Obrigado

PS: Já sabem se alguém quiser deitar hoje ao mundo mais um bebé é só passar pela MAC durante a noite... eu trato do resto

quarta-feira, setembro 20, 2006

"A curiosidade morreu de velha" (Popular)

A curiosidade... ui ui!
Será uma coisa boa?
Será uma coisa má?
Será uma coisa?
O que é uma coisa?
Quantas coisinhas tem uma coisa?
...

Peço desculpa por este devaneio.
O nosso povo diz, normalmente com tom prejurativo, que a sodona Curiosidade (cá para mim, tem nome de porteira. Já estou a imaginar a dona Curiosidade de avental, chinelas, lenço na cabeça, buço bem escuro, e voz esganiçada, de vassoura na mão a varrer um qualquer vão de escada) morreu de velha. Ora vejamos, morrer de velho não é normalmente uma coisa boa?? ou, pelo menos, menos má...?
Penso que seja menos mau morrer de velho do que morrer num salto de bunjee-jumping (ou lá como se escreve isto) em que o elástico se parte e damos com o chamado focinho no chão, não concordam?
Pronto, vou ser menos radical e dar um exemplo mais simples: não é menos mau morrer de velho do que ao volante numa estrada portuguesa numa colisão frontal com um azeiteiro que vem em contra-mão e que não tem Q.I. suficiente sequer para cortar batatas às rodelas, quanto mais para ter a carta?!?

Por isso penso cá eu comigo que a Curiosidade ter morrido de velha até foi uma sorte para ela, já que era uma cusca de primeira e metia-se na vida de toda a gente...!!

Juventude da minha terra (e da terra das outras pessoas também), vamos mudar isto, e passar a dizer que "a dona Curiosidade morreu de velha, mas devia ter ido logo à nascença, o raio da velha!"

(já há muito tempo que não alucinava tanto a escrever neste magnífico belogue. notou-se muito??)

terça-feira, setembro 19, 2006

"A falta de amor é a maior de todas as pobrezas" (Madre Teresa de Calcutá)

Ontem fartei-me de trabalhar.

Aproveito a citação da velhinha mais bela do mundo que me tenha aparecido na TV para divulgar este documentário que vai dar na RTP. Tive a oportunidade de ver uns bocados não sei quando e pareceu-me muito bom. Hoje às 22:05 na RTP 1. Obrigado ao serviço público.

"Falta-me! de Cláudia Varejão é um retrato social, no qual a realizadora sintetiza aquilo que mais falta faz a cerca de uma centena de habitantes da cidade de Lisboa, acabando por compôr um retrato íntimo da sociedade portuguesa contemporânea. Falta-me!, terça-feira à noite na RTP!"

sábado, setembro 16, 2006

"Citação: acto de repetir de maneira errada as palavras alheias" (Ambrose Bierce)

Já que começámos com esta mania de meter citações (a maioria delas desconhecidas, pelo menos para mim, e arranjadas num site alheio) como título de todos os posts deste cantinho da internet denominado de ND - O belogue do Núcleo Duro, hoje resolvi brindar-vos com uma série de pensamentos que aterraram na minha Inbox na forma de mais um daqueles chatos e time-consuming ficheiros de powerpoint, que certamente todos já receberam inúmeras e incontáveis vezes, e que no total já vos devem ter feito estar horas parados em frente ao computador.

É que em cada 20 ou 30 powerpoints, lá nos aparece um com piada. Por isso, ora cá vai disto, ó Evaristo:

- "Errar é humano, persistir no erro é Americano, acertar no alvo é Muçulmano"
- "Nunca desista do sonho. Se não encontrar numa padaria, procure na próxima"
- "Qualquer idiota é capaz de pintar um quadro, mas apenas um génio é capaz de o vender"
- "O mais nobre dos cachorros é o cachorro-quente: alimenta a mão que o morde"
- "Roubar ideias de uma pessoa é plágio; roubar de várias é pesquisa"
- "Na vida tudo é relativo: um fio de cabelo na cabeça é pouco; na sopa, é muito!"
- "À beira de um precipício só há uma maneira de andar para a frente: é dar um passo atrás."
- "Diz-me com quem andas, e dir-te-ei se vou contigo"
- "Errar é humano. Colocar a culpa em alguém, então, nem se fala"

E por fim a minha preferida:
- "Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam. Não é bonito, mas é profundo"

sexta-feira, setembro 15, 2006

“Health is a state of complete physical, mental and social well-being and not merely the absence of disease or infirmity.” (Constituição da OMS)

Hoje fui assistir à entrega da Certidão Profissional dos enfermeiros que se formaram no ano curricular transacto... Tenho a dizer que a Saúde em Portugal, se depender das enfermeiras que vi hoje, está em muito boas mãos... há muito potencial nestas senhoras recém-licenciadas! Parabéns a elas!


Tenho aqui que expressar a minha surpresa ao ver que conseguimos ter vários dias seguidos, devidamente alternados, com textos n’”O” belogue. Parabéns a nós.

quinta-feira, setembro 14, 2006

"Os bebés nascem com os olhos dispostos a ver tudo o que é precioso" autor desconhecido

Hoje a Medicina Materno Fetal está de parabéns. Durante as 12 horas de extenuante trabalho, vieram ao mundo quase 20 jovens; de todas as maneiras: ferros, ventosas, dolorosos, lentos, rápidos, enfim para todos os gostos e feitios. O que estes jovens no fundo queriam era conhecer o mundo cá de fora, tão diverso, tão diferente.
O problema é que depois de cá chegarem fora irão lutar durante o resto do seu tempo para voltar lá para dentro, pois na barriga da mãe é que estamos quentinhos e protegidos.

O que interessa é não desanimar, pois cá fora também há muita coisa boa para se fazer, nem que seja dedicar algum tempo a observar os recém-chegados a ambientarem-se nos seus primeiros minutos cá fora. É certo que mais tarde não nos lembramos, mas os primeiros minutos devem ser "inesquecíveis".

quarta-feira, setembro 13, 2006

"Quem pensa pouco, erra muito" (Leonardo da Vinci)

Cá estamos de volta à nossa vida estudantil, em que neste momento não somos nem carne nem peixe, ou seja, não somos muito bem estudantes porque não passamos o dia sentados a ter aulas, mas também ainda não somos médicos porque ainda não acabámos o curso.

O meu regresso não foi, digamos, suave. Creio que a expressão que melhor classifica o meu primeiro dia de "aulas" depois das férias é a chamada "entrada a pés juntos por trás para cartão vermelho directo", sendo que passei 12h no hospital.

Mas adiante...

Hoje, ao ver o (péssimo) jogo do Glorioso, digamos que me passei!! Não é que o shô Miguel Prates, não disse 1 única vez correctamente o nome da capital da Dinamarca. Passou a porcaria do jogo todo a dizer "o Copenhague" (o clube chama-se, em português, F.C.Copenhaga, para os menos atentos).
Eu pergunto-me, como é possível um comentador desportivo e jornalista estar 1 hora e meia a dizer "Copenhague"?? Será que ele não tem noção do disparate que estava a dizer? É que se as coisas têm um nome em português, é suposto nós dizermos correctamente para nos entendermos, e penso que Copenhaga não é um nome muito complicado de dizer, e qualquer criança da 2ª ou 3ª classe já deve conseguir ler e dizer correctamente a palavra, mesmo que desconheça que se trata da capital da Dinamarca, terra do da pequena sereia e da Lego.

Enfim, senhores da televisão, rádio, e comunicadores afins, tenham mais atenção ao que dizem por favor... fica o apelo.

terça-feira, setembro 12, 2006

“What the world needs now is love sweet love” (Carpenters)

Adenda ao título:Esta citação/letra vai mais no sentido de música de fundo, visto que este post não vai falar nada em particular mas em montes de coisas.

Agora que acabei de escrever a nota imediatamente acima apercebo-me que assim de repente não há nada que tenha para dizer. Bem, vou fazer o chamado esforço:

Já começamos o chamado ano lectivo. Primeiro com ND a 2/3 e agora já estamos em full throttle a salvar pipis ;b

Pensar que as férias iam acabar custou bastante, mas estar num sítio em que as pessoas são todas simpáticas ajuda e muito.

A nossa Mrs já voltou da lua de mel, e até já propôs juntar-se ao ND para fazer um trabalho de grupo... Agora temos é que ter cuidado com o Mr...

Nossa Vó há-de voltar um dia destes. Quando se lembrar. Sim porque é preciso mandarem mails, e passo aqui a transcrever este, como aviso ao pessoal finalista do curso de medicina:

"ATENÇÃO

AS AULAS JÁ COMEÇARAM..."


Bem catita hem!


Hoje Sporting jogou e deu alto baile. Dá-me impressão que Benfica vai dar muito mais...

Pronto aqui está um post puxado a ferros.

domingo, setembro 10, 2006

"Muito ganha aquele que aprende..." Miguel Ângelo

Estou nestas últimas horas a ser invadido por um sentimento nostálgico que me preenche o ser. Amanhã o dia começa carregado de simbolismo. Passados uns poucos dias de descanso, amanhã reinicia o ano de árduo trabalho na hérculea tentativa de conquistar o saber médico, para daqui a uns tempos ter capacidade de salvar vidas. A questão que se coloca é mesmo essa, será o último ano em que poderei aprender algo antes fazer mal a alguém... por isso esse sentimento nostálgico; longe vem os momentos de despreocupação dos primeiros anos em que apenas tinhamos que sabr como eram os mortos e como funcionavam os ratos. Agora aproxima-se a data em que me sentarei à frente de um senhor (a) e lhe farei a inevitável questão: Ora bons dias, o que o trás por cá?

Bem, iniciarei em beleza o ano a dar as boas vindas aos mais recentes membros do nosso país. Amanhã lá estarei na MAC.

PS: Desejo um bom regresso ao Dr Ice que amanhã vai andar de avião em dia tão especial... Que não encontres nenhum "talibas" pelo caminho....

terça-feira, setembro 05, 2006

Wine makes a man more pleased with himself; I do not say that it makes him more pleasing to others. (Samuel Johnson)

Acho que depois do magnífico dia de 2 de Setembro de 2006, nada vai voltar a ser como dantes…

Citando uma frase bastante dita nesse dia: “São destas coisas que um gajo nunca se esquece.”

Aos membros do ND, às “doutoras sexis”, com especial menção para a que se perdeu para o inimigo: Que domínio.

Ao Superpóvoas: é mesmo Super. Para não dizer Hiper.

Acho que ninguém, pelo menos dos que se lembram agora, se vai esquecer do Serginho aka Serjão aka Tigrão, a Mestre de Cerimónias/Noddy, a banda que com o nome Pão Com Manteiga só podia ter altíssima qualidade, os engates com mais de 60 anos, e aquela cadeira que tanta felicidade trouxe a um rapaz que estava bastante alegre e visivelmente emocionado.
Se por acaso essa cadeira estiver a ler isto contacte-o. Ele certamente ficaria agradecido.

Dia 6 Outubro espera-se outra festa animada.

segunda-feira, setembro 04, 2006

"Quando a cabeça não tem juízo (...) o corpo é que paga" António Variações

Como não podia deixar de ser, urge fazer-se um balanço do evento social do ano.
Para não variar o ND e "suas" acompanhantes chegaram atrasados provocando o primeiro momento de barraca pois a, ainda, noiva exigiu que se atrasasse a cerimónia para nós estarmos presentes. A partir desta altura foi sempre a descambar. Correm rumores que de facto houve casório, e que houve um copo d'água muito bonito... é pena nem todos se lembrarem...

Eu fui atingido por uma súbita amnésia da qual ainda estou em recuperação, mas talvez um dia, eu descubra quem era aquela cadeira magnífica com quem dancei.

Aproveito para dizer que tudo o que possa ser falado de tal evento será mentira. Foi uma bonita cerimónia e aproveito para desejar as maiores felicidades aos recém-casados.

Um voto sincero do ND.

sexta-feira, setembro 01, 2006

“There's only one way to have a happy marriage and as soon as I learn what it is I'll get married again.” Clint Eastwood

Amanhã o ND e as “doutoras sexis” (aqui coloco uma pesquisa no Google que trouxe alguém ao nosso magnífico Belogue e que doravante servirá para designar esses seres maiores que iluminam a nossa vida) vão a um casamento. O Casamento do Ano. Na bela terra que serviu de local para as gravações da série “Os Batanetes”. Está tudo combinado. Vamos lá a ver se ninguém se atrasa. Nomeadamente o Shubi. As doutoras vão arrasar. O ND vai derreter à torreira do Sol com o raio dos fatos e gravatas. (Porque é que a roupa de cerimónia do homem não é à base de T-shirt e calções????) Os Tupperwares já estão na mala do carro que é para trazer uns acepipes para a família. Num acontecimento que vai envolver directa e indirectamente mais de um milhar de pessoas. Ah e vamos ver muitas caras de pessoal que um dia destes nos vai estar a passar multas, esses filhos da mãe.

M.P.(não é o Ministério Público) meets J.C. (que também não é o Salvador).

Viva a filha do Superpóvoas!
O J nem tanto que vai passar multas ao pessoal!

Ficamos à espera dos baptizados.

"O padre quando nos viu ajoelhados sorriu, e disse logo a seguir: Ajoelhou, vai ter que rezar" (Vai ter que rezar - José Malhoa)

O prometido é devido, e cá estamos nós (ou estou eu, pelo menos) de volta, neste dia 1 de Setembro, aos posts regulares.
As baterias não estão carregadas como eu desejaria, este Agosto soube a muito pouco, e a rentrée vai ser um choque muito violento, mas isso são conversas para daqui a uma semana.
Hoje o tema que domina o universo do Núcleo Duro é o casório em que vamos marcar presença amanhã, dia 2 de Setembro.
Pois é, vamos perder uma das nossas gloriosas Doutoras para o homem que ela escolheu, e lá há-de ter tido as suas razões ;)
Augura-se um dia soalheiro de princípios de Setembro, com um calor abrasador que vai tornar o "meu" fato (que não é bem meu...) numa magnífica e luxuriosa sauna às 12h (bela hora para casar no Verão), mas certamente valerá a pena e vai ser o acontecimento do ano (pelo menos na região).
Espero ansiosamente pela bela foto de turma com a noiva, pelas entradinhas e aperitivos à sombrinha duma árvore centenária, uma ganda jantarada, uma mesa de sobremesas repleta de iguarias e com Morangos com Açúcar (e assim lá traremos mais visitantes ao belogue, é só marketing), o karaoke em que certamente não faltará a interpretação do ND (com o Dr. Shubi a solista) do faduncho "Ó tempo volta para trás", e por fim a banda pimba prometida pela noiva.

Por fim, e num tom mais sério, cá ficam os meus desejos de que tudo corra bem para o parzinho de noivos, que amanhã a esta hora já serão husband&wife, e muchas felicidades!!


P.S.
Às fãs do ND, a banca dos autógrafos estará montada no local do Copo d'Água entre as 16h e as 16h01min, por isso vão cedo para a fila porque não vai haver muito tempo para autógrafos, beijinhos e fotos com Los 3 Magníficos, i.e., nós!