3 gajos. 3 benfiquistas. 3 irmãos de armas. 3 futuros vencedores do Nobel. talvez não. de toda a maneira os maiores.

quarta-feira, abril 19, 2006

"Os números constituem a única linguagem universal" (Nathanael West)

Hoje trago-vos uma curiosidade matemática à falta de imaginação para mais uma dissertação, mas prometo que me vou esforçar da próxima vez que escrever no excelso belogue (i.e. ESTE BELOGUE!).

Então leiam com atenção e aposto que a maioria nunca pensou nisto (eu nunca tinha pensado até me falarem), e dirijo-me em particular a todos os que jogam habitual ou exporadicamente em jogos de sorte (ou de falta dela...) tipo euromilhones, totobuela, totolueto...

Vejamos:
- Se eu quiser ligar para o número da rede fixa do caríssimo Dr. Shubi (membro do ND como todos sabem), tendo em conta que não tenho o número fixo dele, e marcar um qualquer número aleatório de uma lista telefónica com todos os números de rede fixa que há em portugal (suponhamos, ou "supônhamos", que são 10 milhões), a probabilidade de eu ligar para casa dele à primeira tentativa é maior do que ganhar o 1º prémio do euromilhões!! Já tinham pensado nisto?

A explicação é simples e matemática pura:
- No Euromilhões a probabilidade de sair um primeiro prémio é de 1 para 76,3 milhões.
- Ao ligar para um número da rede fixa (supondo que há 10 milhões, na razão de 1 por cada tuga), a probabilidade de acertar no número do Dr. Shubi é de 1 para 10 milhões.

Ou seja, comecem hoje a tentar ligar para casa da mulher dos vossos sonhos em vez de irem paras as filas das tabacarias entregar o euromilhões e pode ser que tenham mais sorte!! Pelo menos a matemática diz-nos que a probabilidade é maior... agora depende de quem acredita no factor sorte.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Olá Toni!

Acrescentei a bodega do teu blog aos meus favoritos e depois vim aqui ver que diarreia mental é que andas para aqui a escrever. Fiquei surpreso por te ver escrever sobre probabilidades, mas achei interessante. Duvido que tenhas sido tu a chegar ao resultado, já que agora só percebes de ginecologia e pouco mais, mas isso não interessa. Gostaria só de acrescentar mais duas ideias que me parecem interessantes:
1º Os tais 76,3 milhões (76.275.360 para ser mais correcto) correspondem a um só jogo. Tendo em conta que a maior parte do pessoal joga mais do que um jogo, essa probabilidade aumenta consideravelmente. Admitindo que um jogador faça 10 apostas (distintas, senão é tão bronco que não merece ganhar o euromilhões) a probabilidade cai rapidamente para uns estonteantes 0,0000131%, o que, parecendo que não, já é melhor que tentar acertar no número da mulher dos sonhos (0,00001%).
2º Pois é... passando a algo que percebo melhor, sabias que a probabilidade de estares envolvido num acidente de avião com perda do aparelho (na UE e EUA) também é de 1 para 10 milhões por hora de voo? Ah pois, portanto se fizeres uma mera hora de voo a probabilidade de te espetares é a mesma de acertares no número de telefone da mulher dos teus sonhos. Pena que aqui o "sucesso" não seja tão agradável. Assim sendo, tem cuidado com os jogos de probabilidades que fazes!!
Gostei muito de participar no teu blogue da tanga. Quando quiseres mais dos meus comentários, sempre pertinentes e acutilantes, dispõe sempre!

Um abraço!

11:23 da manhã

 

Enviar um comentário

<< Home