3 gajos. 3 benfiquistas. 3 irmãos de armas. 3 futuros vencedores do Nobel. talvez não. de toda a maneira os maiores.

sexta-feira, maio 19, 2006

"A linguagem é como uma pele: com ela eu contacto com os outros" (Roland Barthes)

O texto anterior fez-me querer escrever acerca de uma praga que me preocupa e muito! E está relacionado com esta nova geração que, para além de ter os Morangos com Açúcar como altíssimas referências, já nasceu praticamente com um computador ligado à internet em casa e com um telemóvel na mão.
Até aqui nada de novo...

Ora, o que me preocupa nesta geração são os sucessivos e gravíssimos atentados que diariamente são feitos por esta malta à nossa querida e por mim muito estimada Língua Portuguesa.
Esta geração dos Messengers, mIRCs, sms's, etc..., que usa e abusa do k e do x em tudo o que escreve, dá facadas nas costas a torto e a direito da nossa língua mãe. E para além do uso destas letras para abreviar mensagens curtas de modo a dizer o máximo possível utilizando apenas 160 caracteres (tornando a leitura das mesmas quase numa Missão Impossível 4), assistimos também ao mais alto desleixo a nível gramatical. Serei só eu que fico chocado quando vejo o ç antes de um i ou de um e?!? É que aí nem a desculpa das abreviaturas têm...
Enfim, penso que nas escolas deste país se devia ensinar a criançada a escrever Português antes de os obrigar a fazer interpretações de prosas e poesias que muitas vezes não têm grande coisa para ser interpretada para além do que a stôra nos diz que temos de escrever no teste...

Por fim deixo uma nota aos variados assistentes e professores que já tive durante o curso e que poderei eventualmente vir a ter:
Não digam "Aderência à terapêutica", digam "Adesão à terapêutica"!!!

1 Comments:

Anonymous Rute said...

É...a linguagem é uma pele através da qual se entra em contato com os outros. Sorte que eu tenho várias peles linguísticas( agora sem trema), inclusive o INTERNETÊS. E olhe, não confundo alhos com bugalhos, é apenas uma questão de se selecionar a variedade adequada de acordo com a situação comunicativa!

6:08 da tarde

 

Enviar um comentário

<< Home